Dados da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) apontam que foram emplacados mais de 49 mil veículos eletrificados no país durante o ano passado, um crescimento de 41% nas vendas, em comparação com 2021. Com esse resultado, a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 130 mil unidades, entre automóveis híbridos e híbridos plug-in e totalmente elétricos. E de olho nesse movimento, a Intelbras acaba de lançar uma linha completa de carregadores para veículos elétricos, marcando a entrada no segmento de mobilidade elétrica.
A linha é composta por seis modelos que atendem tanto o consumidor final quanto clientes corporativos. Os carregadores de diferentes potências e designs para necessidades e ocasiões específicas, além de serem compatíveis com os principais modelos de veículos elétricos do mercado brasileiro, sendo eles: Home (7,4 kw), portátil Mini (3 kw), City (de 11 kw e de 7,4 kw) e Business (7,4 kw e 22 kw).
Para a diretora da unidade de energia da Intelbras, Maria Helena Garcia, a entrada da companhia nesse mercado vai impulsionar a rede de infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil. “O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor, mas ainda precisa de uma infraestrutura que consiga suprir a demanda da população, para utilização do produto em casas, condomínios, estacionamentos e no próprio setor público. A linha da Intelbras vem para suprir a necessidade de todos esses públicos, indo do modelo portátil aos de maior potência”, disse.
Durante a apresentação dos novos produtos, o gerente de segmento da Intelbras, Matheus Rodrigues, também destacou uma pesquisa da McKinsey onde diz que uma das maiores preocupações do consumidor ao escolher um veículo elétrico é com relação ao acesso aos carregadores. Segundo o executivo, em 2022, o Brasil possuía mais de 1.400 pontos de recarga e para 2030 é esperado mais de 65.000 pontos. E como lançamento dos carregadores, a Intelbras quer tornar a tecnologia acessível para melhorar e simplificar a vida das pessoas.
E juntamente com os carregadores, a companhia desenvolveu um aplicativo com funcionalidades completas para facilitar a rotina de recarga dos motoristas, gestores de frotas, estacionamentos e construtoras. Através do aplicativo Intelbras CVE os usuários podem verificar informações, como recargas realizadas ou localização das estações e tarifação, por exemplo. E as estações de recarga também são integráveis com o software para gestão Intelbras CVE-Pro, que possibilita fazer a tarifação, rateio de despesas, criação de grupos de usuários e limitação de potência por estação de carregamento, através da plataforma de gestão da estação de recarga.
Para finalizar, Maria Helena destacou que comercializar carregadores veiculares é uma forma de auxiliar nas políticas de descarbonização, que visam reduzir as emissões de carbono através de energias renováveis. “Além disso, as soluções vão estimular o uso de veículos elétricos pela população nos próximos anos, assim como fazemos com nossa presença no mercado de energia solar”, ressaltou.
Os produtos do portfólio de carregadores para veículos elétricos serão comercializados através dos canais de venda e parceiros da Intelbras presente em todo o Brasil. Para o início do processo de pré-venda, a Intelbras lançou uma landing page na qual o cliente poderá identificar o modelo ideal para sua necessidade.
*A repórter viajou a convite da Intelbras