A gestora de relacionamento com clientes Salesforce anunciou que comprará 280.000 MWh de certificados de energia renovável oriundos de pequenos projetos de energia, distribuídos ao longo dos próximos oito anos. O contrato foi firmado com a Powertrust, que alavancará os Certificados de Energia Renovável Distribuída (D-RECs) numa transação ajudará a desbloquear cerca de US$ 65 milhões em investimentos em nova capacidade na fonte solar.
A aquisição dos D-RECs será concentrada em projetos de mercados não tradicionais, visando ajudar a fornecer benefícios sociais e ambientais às comunidades. No Brasil as iniciativas potenciais dentro deste portfólio incluem a substituição de antigos geradores a diesel por uma microrrede movida à energia solar para uma comunidade remota ao longo do rio Amazonas, reduzindo o consumo de combustível em mais de 50% e beneficiando cerca de 1 mil pessoas.
De acordo com um estudo do Banco Mundial, mais de 750 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade básica, enquanto outros 2 bilhões sofrem com acesso inadequado e não confiável. Projetos como esse podem fornecer o tão necessário acesso à energia e ajudar a reduzir as emissões em comunidades ao redor do mundo. No entanto, até agora, os países emergentes foram amplamente excluídos das compras corporativas por vários motivos, incluindo a dificuldade de agregar e certificar vários projetos de pequena escala.
“Atualmente quase 95% das compras corporativas de energia renovável ocorrem na América do Norte e na Europa. Precisamos garantir que o resto do mundo não seja deixado para trás”, concluiu a coautora do relatório More than a Megawatt, Megan Lorenzen, que lidera a descarbonização do energético para a Salesforce.