As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo são considerados pelo Cemaden o maior volume já registrado de chuvas no país. Foram mais de 600 mm de precipitação que causaram a tragédia durante o carnaval e que afetou o fornecimento de energia na região. De acordo com a EDP São Paulo, até a tarde da última terça-feira 21 de fevereiro, 97% dos clientes atendidos pela concessionária, já estavam com o serviço normalizado.
A distribuidora informou que parte das interrupções foram solicitadas pela Defesa Civil para garantir a segurança da população em áreas de risco, por ainda existirem locais com dificuldade de acesso pelas equipes.
Para recompor o fornecimento, a concessionária deslocou um contingente de cerca de 100 profissionais para agilizar o trabalho e restabelecer o atendimento. São 31 equipes atuando em campo, sendo 26 equipes pesadas — para prestação de serviços como troca de poste, cabo rompido, retirada de árvores da rede e troca de transformadores – manutenções que demandam um tempo maior de execução e necessitam de ferramental e veículos especializados para esse trabalho. A distribuidora também tem se mobilizado para realizar doações aos municípios atingidos. Em três dias, a companhia realizou doações de água potável, itens de limpeza, material de higiene e roupas.
Manifestações
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que está acompanhando a situação do atendimento aos consumidores do litoral norte paulista e de outras regiões do país que também foram afetadas por temporais, como as das áreas da Elektro (SP) e da Enel Rio (RJ).
Já o Ministério de Minas e Energia também está monitorando as regiões. O ministro Alexandre Silveira se solidarizou com a situação dos atingidos e disse que o MME não medirá esforços para o retorno da normalidade da situação na região.
Por sua vez, a Associação Brasileira da Distribuidoras de Energia Elétrica também se solidarizou com as vítimas da tragédia s se colocou à disposição das autoridades públicas para intermediar o diálogo com as distribuidoras envolvidas para solucionar problemas e evitar mais adversidades.
Nota da Redação: A EDP São Paulo atualizou os dados ao informar que nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, restabeleceu a energia para 99% dos clientes do Litoral Norte de São Paulo. A concessionária montou uma Base Avançada em Barra do Una, na cidade de São Sebastião, para atender as ocorrências da costa sul do município. Os bairros Juquehy e Barra do Sahy ainda estão com dificuldade de acesso. A unidade conta com o reforço de técnicos, eletricistas, equipes de segurança e infraestrutura vindos de outras cidades onde a EDP atua e que somam mais de 100 colaboradores.