A Ibitu Energia concluiu a instalação da última das sete usinas do Complexo Solar Caldeirão Grande 2, no Piauí. O projeto completo tem tem 252 MWp de capacidade instalada, com investimento em torno de R$840 milhões.

A instalação do conjunto de usinas foi feita em 12 meses. A primeira unidade entrou em operação comercial no início de novembro do ano passado, sendo seguida das demais. Caldeirão Grande 2 foi concebido inicialmente como um projeto eólico, mas passou por alterações, com a mudança para a fonte solar fotovoltaica. As instalações se conectam à subestação Curral Novo do Piauí 2, a mesma que recebe a energia do parque eólico Caldeirão Grande 1, que também pertence à Ibitu.

A empresa tem 970 MW de empreendimentos em operação, divididos entre cinco complexos eólicos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí; três empreendimentos solares, sendo dois na Bahia e um no Piauí; e duas hidrelétricas em Minas Gerais e Mato Grosso. Há, ainda, um portfólio de projetos eólicos, solar e híbridos em desenvolvimento, no total de 1,4 GW.