A Win Solar, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e pertencente ao Grupo All Nations, pretende ampliar as operações no Nordeste do País e estuda a criação de um novo centro de distribuição no estado de Pernambuco. A meta é reforçar o apoio logístico às empresas de projetos e instalação de painéis solares em residências e empresas da região.

O local para o centro de distribuição não está definido ainda. A empresa tem feito diversos estudos de viabilidade e visitas para definir a cidade que melhor atenderá a demanda por equipamentos solares na região Nordeste, além de facilitar o trabalho logístico para demais localidades no Norte e até Centro-Oeste.

De acordo com a empresa, os negócios da Win Solar no Brasil com a comercialização dos kits solares cresceram 80% no faturamento em comparação com o exercício anterior. Em 2022, a empresa reporta a comercialização de cerca de 160 MW em equipamentos. O aumento nas vendas foi impulsionado, principalmente, pela corrida dos consumidores para garantir condições mais favoráveis previstas no marco legal da geração distribuída, que tinha uma data limite de 7 de janeiro deste ano para a isenção das novas cobranças que entraram em vigor.

O ano de 2022 foi apelidado de “corrida do ouro” no setor de energia solar, já que a Lei 14300/2022 garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que protocolaram o pedido de acesso do sistema fotovoltaico até o final da primeira semana do ano.