O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou a instalação de 62 novas unidades de sistemas fotovoltaicos em estabelecimentos de saúde do território Yanomami no Amazonas e em Roraima. Dois ofícios, que autorizaram a inclusão dessas unidades no Programa Mais Luz para Amazônia, foram encaminhados à diretoria das empresas de distribuição dos dois estados, na última sexta-feira, 24 de fevereiro.

De acordo com o MME, a medida atende a um pedido da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS) e segue a diretriz do presidente Luís Inácio Lula da Silva de atendimento à população Yanomami, vítima de uma das maiores tragédias humanitárias da atualidade. Para Alexandre Silveira, a medida é vital, tendo em vista o quadro de saúde da população.

A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da desassistência ao povo Yanomami. Agora, a previsão é que as placas sejam instaladas o mais breve possível. No final de janeiro, outros equipamentos desse tipo foram instalados a pedido do MME, em caráter emergencial, nas comunidades de Surucucu, Auaris, Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena, todos voltados à alimentação prioritária de unidades de saúde para atendimento aos indígenas.