O Assaí Atacadista apareceu entre os primeiros colocados na categoria de consumidor especial com o maior volume de energia contratada via mercado livre, dado publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O volume de energia consumido pelo Assaí em dezembro de 2022 foi de 100,73 MWm. Este dado contempla tanto o consumo na categoria livre como especial.

O indicador, que teve o seu último balanço divulgado referente a dezembro de 2022, integra o relatório InfoMercado e considera as empresas brasileiras que consomem entre 500 e 1.500 kilowatts de energia via mercado livre no âmbito da CCEE, ou seja, energia proveniente de fontes limpas e que não contribui para as mudanças climáticas.

O Assaí optou pelo sistema de contratação via mercado livre há pouco mais de dois anos e, atualmente, mais de 95% do que é consumido pelo Assaí tem como origem fontes renováveis, tais como a eólica, solar, biomassa e/ou pequenas hidrelétricas. Além disso, 253 das suas 263 lojas em operação, em todo o Brasil, integram o sistema.

De acordo com o gerente de projetos do Assaí Atacadista, Lucas Attademo, na companhia está a prioridade pelo consumo de energia proveniente de fontes limpas, o que se reflete pela liderança anual do ranking da CCEE. Todas as unidades são construídas já levando conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental, o que é fundamental neste momento de forte expansão.