A Eletronorte comunicou que irá realizar, preventivamente, a abertura inicial das comportas do vertedouro da Usina Balbina, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, no próximo dia 6 de março. Após a abertura das comportas, as vazões de defluência podem variar durante o tempo do período de chuvas de inverno na região. A cota de montante no período das cheias no reservatório poderá ser de, no máximo, 51,17m.

Em decorrência das chuvas constantes do período de inverno na bacia do Rio Uatumã, as vazões afluentes médias do reservatório da Hidrelétrica estão acima das vazões programadas e, com a finalidade de prever um volume de amortecimento da cheia no reservatório, será necessário aumentar a defluência da instalação. A abertura inicial das comportas do vertedouro não deve causar alagamento à jusante da barragem ou interdições de ramais de acesso. As equipes da Eletronorte estão monitorando os níveis de vazão e manterá a população informada sobre as próximas aberturas ou qualquer risco de alagamento das áreas de várzea do Rio Uatumã, abaixo da Usina Hidrelétrica Balbina.

A Eletronorte destacou que divulgará, com antecedência, as informações junto às comunidades ribeirinhas e manterá contatos com a Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civil do município de Presidente Figueiredo e do estado do Amazonas, nivelando o andamento das ações de abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Balbina. A Empresa também mantém contato permanente com a Defesa Civil para acompanhar e apoiar qualquer demanda da comunidade em razão da abertura do vertedouro.