A CGT Eletrosul finalizou todas as etapas do projeto de modernização de toda iluminação do seu edifício-sede, localizado em Florianópolis (SC). No total foram substituídas 7.450 lâmpadas fluorescentes tubulares na área interna e mais 161 na área externa, sendo 153 luminárias a vapor de sódio no estacionamento e outras oito no pátio. O projeto segue agora para a última fase, com a contratação de empresa certificada para verificar os resultados da renovação, conforme o contrato firmado com a Celesc.
O objetivo do projeto iniciado em junho do ano passado é a economia energética de 440 MWh e financeira de R$ 166 mil por ano, com redução de demanda de 10 kW. O investimento é de cerca de R$ 900 mil, com parte do valor repassada pela Celesc, após a execução, e o restante sendo de responsabilidade da CGT Eletrosul.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel, por meio de chamada pública, com coordenação da Gerência de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e da Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e Bens Patrimoniais. Em agosto, com 40% das lâmpadas substituídas, uma pesquisa de satisfação interna mostrou que 96% do público aprovou a mudança não só pela iluminação mas também pela segurança.