A EDP abriu as inscrições para o terceiro módulo do seu programa de inovação que pretende descobrir startups e empresas tecnológicas em rápido crescimento (scaleups) e conectá-las a especialistas da empresa em todo o mundo. Depois dos dois módulos centrado nas redes inteligentes e fontes renováveis e hidrogênio verde, o terceiro busca startups para desenvolver iniciativas nas áreas de mobilidade e de soluções para clientes. Interessados podem se candidatar até 12 de março através desse site.

Em sua sétima edição, os módulos do Energy Starter acontecem de quatro em quatro meses, com cada edição procurando dar resposta a vários desafios do setor elétrico e em alinhamento com áreas que são também estratégicas para a companhia. O programa já potenciou mais de 160 startups e efetivou mais de 80 negócios (desde projetos-piloto, rollouts e investimentos). Na última edição foram mais de 700 projetos inscritos.

Etapas

Após o processo de avaliação, as startups selecionadas participam de um bootcamp em Lisboa, entre 26 e 28 de junho, momento em que apresentam as suas propostas e trabalham na concepção de projetos-piloto em conjunto com especialistas de diferentes áreas de negócio do grupo EDP, que os aconselharão e ajudarão a desenvolver os seus negócios. Nos dois módulos anteriores, os treinamentos intensivos aconteceram primeiro em Oviedo (Espanha) e depois em Houston (EUA).

A etapa final é a oportunidade de testagem das soluções em parceria com a empresa e nas diferentes geografias em que o grupo está presente, assim como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures. Uma das participantes do programa de 2019, a Time Energy, recebeu aporte em 2020, por exemplo. A iniciativa termina com um Open Day, previsto para 29 de junho, em que os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses serão apresentados ao ecossistema global de inovação e energia.

Atualmente a companhia possui mais de 3.500 pontos de carregamento elétrico na Europa em operação ou desenvolvimento, assim como oferece soluções de carregamento privado e desenvolve projetos de inovação ligados à mobilidade, como recarga inteligente ou a tecnologia vehicle-to-grid. Já no solar distribuído, a empresa reúne clientes na Europa, Ásia, Brasil e Estados Unidos, exibindo uma carteira superior a 1,6 GW incluindo famílias e empresas.