A ODATA, provedora de infraestrutura de data center para a América Latina, anunciou a efetivação de um acordo com a Omega Energia para a aquisição de participação minoritária no parque eólico Assuruá IV (212 MW) situado em Xique-Xique, na Bahia. Com isso, a ODATA se torna a primeira fornecedora de data center de hiper escala na América Latina a ter 100% do consumo de energia de seus data centers provenientes de participação direta em fonte renovável.
O fechamento da transação está sujeito a determinadas condições precedentes usuais, incluindo, dentre outras, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com essa iniciativa a empresa deixa de emitir aproximadamente 125 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera até 2035.
Presente em quatro países na América Latina (Brasil, Colômbia, México e Chile), a ODATA e seus sites possuem aproximadamente 460 MW de capacidade de TI. Data centers são grandes consumidores de energia, e com essa iniciativa a companhia garante que 100% do seu consumo no Brasil seja proveniente de energia limpa.