A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica homologou parcialmente em reunião realizada nesta terça-feira, 7 de março, o resultado do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de energia de 2022. O certame contratou energia de reserva de novas UTEs movidas a gás natural. A Comissão Especial Licitação da Aneel habilitou a Sparta 300 Participações, subsidiária da Eneva, titular das UTEs Azulão II e Azulão IV, que apresentou os documentos de habilitação e estava adimplente com as obrigações intrasetoriais. No último dia 14 de fevereiro, foi homologada a vitória da Global Participações, com a UTE Manaus I.
O leilão de capacidade aconteceu em 30 de setembro do ano passado, para contratar de modo compulsório térmicas a gás natural estabelecida na Lei da Eletrobras. As térmicas Azulão I e IV ficam localizadas no estado do Amazonas. Cada uma tem potência de 295,4 MW e foram viabilizadas com preço de R$ 444.
UTE Fortaleza – A transferência da Central Geradora Termelétrica Fortaleza, que opera a UTE Fortaleza (CE – 327 MW) da Enel para a Eneva também foi aprovada pela agência. A compra foi anunciada em junho do ano passado, por R$ 467 milhões. A usina tem contrato de Compra e Venda de Energia com a Enel Ceará.