A Zani Brazil Energias fechou um acordo como mais nova empresa parceira do Inmetro no desenvolvimento de projetos tecnológicos. Assim a empresa de geração solar personalizada contará com o apoio de infraestrutura e pesquisadores do Laboratório de metrologia em energia elétrica da divisão específica do Instituo, o Lamel/Diele/Inmetro, para o desenvolvimento de um sistema de inversão para geração de energia elétrica por microturbina eólica.
“Trata-se do desenvolvimento de uma solução técnica inédita no Brasil e com alto potencial de impulsionar esse setor de energia limpa e renovável”, comentou o responsável pela Incubadora de Projetos e de Empresas, da Coordenação Geral de Inovação Tecnológica do Inmetro (Cnova), Orlando Bandeira.
A incubação de projetos tem prazo de até dois anos, podendo ser prorrogada por mais um ano, quando justificável. A infraestrutura laboratorial disponibilizada pelo Inmetro conta com seis laboratórios de referência da Diele, além do apoio técnico de especialistas, bem como espaço físico para realização de ensaios pertinentes ao projeto.
A Zani possui cinco anos de mercado e atua em soluções e projetos renováveis, tendo instalado experimentalmente duas microturbinas eólicas de eixo vertical, uma no telhado da Igreja São José da Lagoa e outra em Barra de Guaratiba, Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“O desafio é certificar os componentes desenvolvidos para o sistema de inversão, permitindo a injeção da energia gerada na rede elétrica (geração on-grid), já que hoje a importação destes componentes representa um custo que praticamente inviabiliza a microgeração eólica on-grid no país.”, conclui Orlando.