A Lemon Energia e a Navi Energias Sustentáveis anunciaram parceria para a gestão de oito fazendas solares em três estados brasileiros. O acordo permite que a NES conte com uma gestão digital e especializada de parte do seu portfólio de usinas solares. Já a Lemon reforça seu marketplace que conecta produtores de energia sustentável a pequenos e médios negócios dentro do segmento de geração distribuída.
Com a operação, a Lemon estreia em Goiás e reforça a atuação em três distribuidoras em que já opera – CPFL Paulista (SP), Elektro (SP) e Light (RJ). O acordo tem o potencial de até dobrar o número de clientes finais que usam o serviço da Lemon, que hoje somam mais de quatro mil. Ao mesmo tempo, permite à Navi a gestão dos créditos de energia que serão produzidos nas usinas.
Os clientes finais são sempre pequenos e médios negócios. Boa parte dos consumidores da Lemon são pontos de vendas da Ambev. As empresas são parceiras desde 2020 e a cervejeira também é uma das investidoras da startup. As duas companhias têm uma meta conjunta de levar energia limpa para 250 mil pontos de venda da Ambev.
As oito fazendas solares, já em construção avançada pela Navi, estão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás e totalizando até 41 MWp de geração de energia, o que equivale ao consumo de 42 mil residências, aproximadamente. A expectativa é que todos os projetos estejam operacionais até o terceiro trimestre deste ano. Neste momento, sete usinas vão integrar o marketplace da Lemon Energia, mas há possibilidade de expandir a parceria.