O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o economista paranaense Enio Verri como o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu. A nomeação foi publicada na sessão extra do diário oficial da união (DOU) de sexta-feira, 10 de março.
Verri substituirá o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da diretoria geral brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. Nascido em Maringá (PR), Enio Verri é economista e mestre em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em teoria econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do departamento de economia da UEM, onde foi admitido em 1997.
O executivo também possui experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006). Também foi deputado estadual até o ano passado.
Verri também integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.