A Agência Internacional de Energia Renovável anunciou em Montevidéu no Uruguai, o seu primeiro Fórum de Investimentos na América Latina. O país sul-americano aceitou sediar o evento de 9 a 10 de novembro de 2023.A expectativa é que o Fórum atraia funcionários governamentais de alto nível, instituições financeiras e empresas do setor privado da região e de mundo e forneça uma plataforma para acelerar os investimentos em projetos de energia renovável da América Latina.
Desenvolvedores de projetos da região latino-americana podem enviar solicitações de projetos à Plataforma de Investimentos Climáticos para serem consideradas para matchmaking com investidores e financiadores no Fórum de Investimentos. Os projetos enviados também podem se qualificar para consideração pela Plataforma de Financiamento do Acelerador de Transição de Energia – a plataforma de financiamento climático multistakeholder gerenciada pela agência com o objetivo de promover a transição energética global nas economias em desenvolvimento.
De acordo com Francesco La Camera, diretor-geral da agência, há uma convicção compartilhada na América Latina de que, com energia renovável, é possível trazer uma solução duradoura para os problemas energéticos atuais e ajudar a criar economias e sociedades resilientes e inclusivas. Segundo ele, o Fórum de Investimentos da América Latina marca uma ocasião importante para a região fazer um balanço do progresso em direção às transições energéticas, acelerar os investimentos e consolidar a cooperação regional.
Os níveis atuais de investimento em energias renováveis estão muito abaixo do necessário para alcançar a implantação global. Os subsídios aos investimentos contínuos para ativos de combustíveis fósseis em todo o mundo também estão impedindo o progresso. Segundo a Irena, a América Latina e o Caribe atraíram pelo menos US$ 20 bilhões em investimentos em energia renovável em 2022. Isso representa apenas cerca de 4% do total global, destacando a necessidade urgente de acelerar o fluxo de capital para a região.