A Eletrobras informou que não concretizou a venda de 78% do capital social da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Livramento Holding S.A, detida pela CGT Eletrosul, afirmando em nota que “determinados fatores precedentes previstos no contrato não foram atendidos pelo comprador” na primeira parcela do preço de compra, no valor de R$ 185,4 mil. Além disso, a companhia teve que adquirir o restante da participação, passando a deter a totalidade dos papéis da SPE.

A empresa ressaltou que no decorrer do processo de obtenção das anuências e confirmação das condições precedentes, a subsidiária se obrigou perante o acionista minoritário da sociedade, Brasil Energia Renovável-Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (BER-FIP), a adquirir suas ações, equivalente a 22% do capital social da SPE, caso a operação não fosse concluída, dada o direito de tag along previsto no Acordo de Acionistas da SPE.

A Livramento Holding possui investimento nas sociedades titulares dos direitos de exploração dos parques eólicos gaúchos Cerro Chato IV, Cerro Chato V, Cerro Chato VI, Cerro dos Trindade e Ibirapuitã I, objetos do Leilão de Geração A-3 nº 002/2011 da Aneel, totalizando 79 MW de capacidade. O empreendimento teve sua primeira máquina em operação comercial em 29 de novembro de 2013 e a última em 27 de agosto de 2015. Já Ibirapuitã é o único ativo eólico operacional do complexo, com 25 MW. As demais usinas encontram-se inoperantes em função do evento climático ocorrido em dezembro de 2014.