A Superintendência Autônoma de Água e Esgoto de São José do Rio Pardo (SAERP) assinou contrato de 60 meses com a 2W para fornecimento de 1,1 MWm até dezembro de 2027. A 2W ofertou preços de energia que acarretarão uma redução aproximada de 24% no total da fatura de energia elétrica, considerando um cenário de bandeira tarifária verde, o que representará uma economia estimada de aproximadamente R$ 7,3 milhões nos próximos cinco anos.

O custo com energia sempre foi o maior gasto da SAERP. Em 2022, somou cerca de R$ 7,6 milhões, ou seja, 50% do orçamento previsto no ano. Em dois anos também foi o custo que mais aumentou, cerca de 54%. Com a migração para o mercado livre de energia, estudos realizados pela empresa Lux Energia apontaram uma grande possibilidade de economia. Além disso, a empresa realizou a migração e fará o gerenciamento da SAERP no ACL.

Além da redução expressiva com gastos com energia e em linha com as práticas ESG, a SAERP iniciará um novo ciclo garantindo que toda energia consumida seja proveniente de fontes de geração renováveis (PCHs, eólica ou solar). A expectativa para o ano de 2023 é que o consumo de energia de fontes renováveis deixe de emitir 491,5 TCO2 (toneladas de gás carbônico) contribuindo com a compensação de 1362 árvores/ano.

(Nota da Redação: Matéria atualizada às 14:49 horas do dia 22 de março de 2023 para acréscimo de informações no segundo parágrafo)