No âmbito dos investimentos em tecnologias cruciais para os seus clientes varejistas, a comercializadora e gestora Ecom está aplicando a segunda rodada de recursos para a Lead Energy, dessa vez de R$ 2,4 milhões. Na primeira, em 2022, foram direcionados R$ 600 mil para a startup que realiza análises completas e facilitadas das faturas de energia. A ideia da empresa é aprimorar as funcionalidades na plataforma para uma melhor experiência dos usuários, aumentando os canais de distribuição para alcançar todas as regiões do país.
O sócio-fundador da Ecom, Paulo Toledo, garante que a verba destinada faz parte do novo momento que vem sendo vivenciado pela companhia, uma vez que é preciso se preparar para a nova fase da indústria. “Anunciamos nossa nova marca e posicionamento, focando ainda mais em pessoas, inovação, digitalização e tecnologia, mirando no crescimento do mercado e trazendo uma maior gama de serviços para os clientes varejistas, entrando na era do energy as a service“, afirma o executivo.
Na plataforma da startup, o cliente possui acesso a um simulador gratuito e automatizado, bastando realizar o envio da conta de luz, com a resposta de quantos % poderiam ser economizados vindo em segundos, além de apontar as principais soluções para obter o resultado desejado.
Sediada no Cubo do Itaú, em São Paulo, a Lead afirma estar vivendo um momento decisivo em sua trajetória. Nesse ano a startup informa ter vendido seu serviços mais do que todo o ano passado, devido a ajustes estratégicos feitos em conjunto com a Ecom, que vem prestando uma consultoria especial. Desde sua aplicação, estima-se que as vendas da startup até dezembro serão de R$ 10 milhões.
Idealizador do projeto e atuante na área de energia há mais de dez anos, Raphael Rufatto, diz que a ideia da análise facilitada surgiu pela dificuldade de decifrar a fatura, afinal, muitas pessoas não compreendem os dados presentes no documento.
“Chegamos para apoiar o consumidor e esclarecer essa sopa de letrinhas que é a nossa conta de luz, em que praticamente apenas especialistas conseguem decifrar os dados presentes, não sendo uma informação democratizada”, aponta, afirmando que deseja reduzir este custo do Brasil em R$ 1 bilhão com esta despesa até 2027.
Alcançando uma economia média de 30%, a Lead foca em empresas que pagam mais do que R$ 5 mil mensais nas contas de energia, o que significa que 81% dos clientes avaliados pela startup estavam com as contas desajustadas, pagando mais do que o necessário.
Com o aporte da Ecom, a empresa também conseguiu ampliar seu time para 19 pessoas, considerando terceiros, além de aumentar o número de clientes satisfeitos, como no caso da HPPT, fabricante de tubos e peças, que economizou em apenas um mês R$ 60 mil na fatura, tornando-se ainda uma corporação com suprimento 100% vindo de fontes renováveis.