A Aneel aprovou a operação comercial e testes de empreendimentos eólicos espalhados pelo Nordeste. A Enel Green Power obteve o parecer para 16,5 MW entre três unidades do parque Ventos de São Roque 18, em Dom Inocêncio (PI). Já a Engie teve um aerogerador de 6,2 MW aprovado em Pedro Avelino (RN), referente a EOL Santo Agostinho 14.

A AES Brasil teve uma unidade de 6,2 MW contemplada pela decisão do regulador em Tucano (BA), do projeto Tucano VIII. A empresa também foi autorizada a testar 114 MW entre 20 turbinas das usinas Cajuína A3, A7 e A5, situadas nos municípios potiguares de Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza.

Outra operação comercial foi para uma unidade geradora de 4,5 MW da Casa dos Ventos em Morro do Chapéu (BA), da EOL Ventos de São Januário 19. A desenvolvedora também está apta a testar outra unidade de 4,5 MW no parque Ventos de Santa Leia 05, em Caiçara do Rio do Vento (RN).

Por fim, a Agência também deliberou a operação de duas turbinas da pequena central hidrelétrica Cavernoso III, totalizando 6,5 MW entre os municípios paranaenses de Candói, Cantagalo e Virmond, e outorgada à Cavernoso III Energia SPE Ltda.