A Equatorial Energia celebrou um acordo de investimento com o Itaú Unibanco para seu segmento de distribuição, que receberá aproximadamente R$ 2,1 bilhões através da subscrição e integralização de ações preferenciais classe B do seu capital social. Com a conclusão da operação, o banco passa a ser titular da totalidade das ações A e B de emissão da Equatorial Distribuição, representando 20,83% do capital social total da empresa.

Além disso, como etapa precedente, a companhia subscreveu seu aumento de capital, integralizado com a contribuição de 94,94% das ações de emissão da Equatorial Piauí; obrigações relacionadas à 1ª Emissão de Notas Comerciais Escriturais e à 6ª Emissão de Debêntures Simples da Companhia, além de um montante de caixa no valor de R$ 1,154 milhão.

Como consequência dessa contribuição, a Equatorial Distribuição passa a ser controladora direta da Equatorial Piauí e a holding de forma indireta, com anuência já da Aneel e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).