A EDP e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) firmaram a parceria Potência Solar, que será apresentada aos empreendedores capixabas nessa semana, entre os dias 28 e 30 de março, em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente. A ideia é contribuir e facilitar o acesso de pequenas e médias empresas na modalidade de geração solar distribuída.

Entre os programas que fazem parte desta parceria está o Solar Digital, desenvolvido pela EDP para oferecer soluções em energia solar por meio da modalidade Geração Distribuída, com condições diferenciadas e adesão simples e descomplicada. São elegíveis clientes que têm custos de energia entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000 e que estejam em baixa tensão. Outro requisito para aderir ao programa é estar na mesma área de concessão da usina que vai gerar a energia.

De acordo com a EDP, além da redução nas contas, os clientes não assumem custos com a instalação e infraestrutura das usinas solares, já que toda a construção, operação e manutenção é de responsabilidade da EDP, que tem expertise para isso. Após a assinatura do produto, uma das usinas fotovoltaicas da EDP fornecerá energia de maneira remota por meio do serviço de distribuição.

Com a iniciativa, EDP e Sebrae/ES pretendem contribuir para facilitar o acesso de pequenas empresas à energia solar, colaborando para tornar os negócios mais sustentáveis tanto do ponto de vista da descarbonização, com o uso de energia renovável, como do ponto de vista financeiro, gerando economia de até 18% nos custos com energia.