A Copel recebeu a certificação ISO 37.301, que atesta as melhores práticas de gestão de compliance nas empresas. O reconhecimento veio após a Copel passar, no começo deste ano, por uma auditoria detalhada que avaliou o gerenciamento e a operação do Programa de Integridade da holding.

A empresa destacou que a premiação é resultado de um processo que começou no ano passado e mobilizou toda a companhia a revisar uma série de práticas e normas, e ampliar a interação entre os processos de controles internos, gestão de riscos e compliance. Em novembro, aconteceram auditorias para a certificação dos processos da ISO e, em dezembro, houve a conclusão das adequações. A certificação ocorreu por meio de auditoria externa no início de 2023.

O termo compliance vem de “to comply”, que em inglês significa “para agir de acordo com uma ordem, conjunto de regras ou solicitação”. O conceito está relacionado à conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação. Pode ser definido como o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção, e também envolve o cumprimento de obrigações trabalhistas, fiscais e regulatórias.