Entre os dias 20 e 22 de março aconteceu, no Rio de Janeiro, o encontro de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI), onde foi possível debater o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião, que contou com mais de 300 representantes de 25 países, é um evento preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.
O encontro foi organizado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, e com o apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Empresa de Pesquisa Energética. O patrocínio é da Itaipu Binacional. A CEM e a MI são dois importantes fóruns sobre a colaboração internacional voltada para a transição energética, em busca de uma maior participação das fontes renováveis na matriz mundial.
Durante o encontro, as altas lideranças de diversos países e organizações parceiras, e representantes do setor privado, se reuniram para discutir prioridades, além de identificar pontos e lacunas de investimentos na área das energias limpas.
Tradicionalmente, os encontros preparatórios acontecem no País onde será realizado o evento do ano seguinte. Assim, além de se preparar para a Reunião na Índia, que ocorrerá em julho deste ano, os altos oficiais já puderam conhecem o país sede do encontro em 2024. A Reunião Ministerial da CEM e do MI será na usina hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (PR).