As unidades da mineradora canadense Equinox Gold Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral e Santa Luz Desenvolvimento Minera, localizadas na Bahia, passaram a consumir energia renovável gerada nas usinas eólicas da Enel Cumaru I e Cumaru V, no Rio Grande do Norte. A parceria entre as empresas para adoção de energia limpa para suprir a operação das plantas reforça o compromisso da Equinox Gold com as metas de sustentabilidade e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa.

O contrato firmado com a Enel Brasil por meio da Enel Trading segue o modelo de autoprodução. A categoria traz vantagens competitivas oferecidas no mercado livre de energia, como a previsibilidade de preços e a livre negociação de condições contratuais.

A iniciativa contribui para consolidar a posição da Equinox Gold na adoção de práticas de mineração responsável, tornando-a a segunda empresa do setor no Brasil a investir em energia eólica e a pioneira no segmento de mineração de ouro. A mineradora conquistará ganhos ambientais, com estimativa de redução de até 70% em encargos setoriais e custos de energia para as duas unidades, além de economia de cerca de R$ 40 milhões por ano.

A Equinox implementou processos para entender sua pegada de carbono, identificar oportunidades de
melhoria e tomar medidas concretas para estabelecer uma estratégia abrangente de ação climática. A empresa também segue avaliando novas oportunidades de contratação de energia limpa para outras duas operações no Brasil, com início do fornecimento projetado para 2024. O objetivo é ampliar ainda mais os retornos ambientais dessa iniciativa.