A Böno Fotovoltaico inaugurou na última quarta-feira, 29 de março, uma usina solar construída em um aterro sanitário já desativado. O empreendimento que fica localizado em Curitiba, no Paraná, recebeu investimentos na ordem de R$ 28 milhões e conta com potência instalada de 4,55 MW.

A usina possui cerca de 8,6 mil painéis solares, suficientes para abastecer mais de 30% dos prédios públicos de Curitiba, com retorno do investimento em cerca de cinco anos. Com o projeto, o município conseguirá reduzir a emissão de 2 mil toneladas de CO2 na atmosfera, colaborando assim para o cumprimento das metas da cidade de redução dos gases do efeito estufa para o combate ao aquecimento global.

A usina solar inédita é fruto de colaboração entre a Böno, a prefeitura de Curitiba, C40 Cities Climate Leadership Group e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Com a entrada em operação, o empreendimento transforma um passivo ambiental em energia limpa, renovável e barata, que vai gerar uma economia de R$ 3,5 milhões ao ano nos gastos com eletricidade dos prédios públicos do município.

(Nota da Redação: Matéria alterada às 11:30 horas do dia 31 de março de 2023 para correção do título. O investimento foi feito pelo grupo liderado pela prefeitura de Curitiba e não pela Böno, que foi responsável pela construção)