O programa de inovação aberta Copel Volt selecionou as cinco startups que irão desenvolver provas de conceito em 2023. São elas: LexaTexer, Overstory, Repenso, Shipay e Solenium. A escolha aconteceu depois da fase de bootcamp, em que os avaliadores do programa conheceram em detalhes as soluções propostas por 15 startups brasileiras e internacionais.

As cinco startups finalistas do Copel Volt agora passarão pela fase de desenvolvimento das provas de conceito, as PoCs, com demonstrações práticas em ambiente real de aplicação das soluções. Ao final, todas apresentarão os resultados dos testes em um evento com a participação da equipe de avaliadores.

A edição New Journey do Copel Volt, referente ao período 2022/2023, recebeu no total 222 inscrições válidas de startups brasileiras e também do mundo inteiro. Uma equipe de mais de 50 avaliadores e avaliadoras analisou as propostas durante dezembro de 2022 e janeiro de 2023, em um total de mais de 300 horas de trabalho.

Todo o caminho serviu para conhecer as energytechs com maior potencial de mercado, e também para ampliar a capacitação e a cultura de inovação na empresa. O Copel Volt é desenvolvido em parceria com a Beta-i Brasil, consultoria de inovação colaborativa com alcance global, que auxilia a Companhia a manter um relacionamento com todo o ecossistema de inovação, conectando uma ampla rede de empreendedores, mentores, especialistas, investidores e instituições de conhecimento.