A Casa dos Ventos e a Braskem firmaram um novo acordo no valor estimado de R$ 2,1 bilhões para fornecimento de energia eólica por meio de contratos com duração de até 22 anos.

O primeiro acordo, assinado em janeiro de 2021, previa o fornecimento de energia renovável por um prazo de 20 anos que ajudaram a viabilizar a primeira fase do Complexo Eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte. A energia contratada naquele período está sendo entregue desde o início de 2022, já contribuindo de modo relevante para o Programa de Descarbonização Industrial da Braskem e aumentando o percentual de energia elétrica renovável comprada pela empresa.

Neste novo acordo, parte do volume de energia será proveniente da ampliação do fornecimento de energia elétrica do Complexo Eólico Rio do Vento, que terá capacidade total de 1038 MW, e outra parte será atendida pelo Complexo Eólico Umari, que contará com potência instalada total de 202,5 MW, também no Rio Grande do Norte, que está em construção e entrará em operação em 2024. A transação é fundamental para viabilizar o empreendimento.

Para a Braskem, a parceria é mais um passo em direção às metas 2030 de redução de 15% de emissões de Gases de Efeito Estufa de escopo 1 e 2, percentual de compra de energia renovável e neutralidade de carbono até 2050. Este é o sexto contrato de longo prazo de origem eólica ou solar que a Braskem firma em quatro anos no Brasil e o segundo com a Casa dos Ventos.