A CGT Eletrosul finalizou a ampliação N da Subestação Siderópolis, de propriedade da Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul (Coopercocal). A subsidiária da Eletrobras participou do empreendimento investindo aproximadamente R$ 4 milhões na expansão do pátio de 69 kV da unidade. Localizada no município de Siderópolis (SC), a SE recebeu a construção de um módulo de entrada de linha de transmissão, de 69 kV, no arranjo barra principal e transferência.
A obra teve o objetivo de atender a futura conexão da linha de 69 kV Cocal do Sul/Siderópolis, de responsabilidade da cooperativa. Entre os serviços executados, a instalação de novos Sistemas de Proteção, Controle e Supervisão. O comissionamento dos novos ativos contou com a participação dos Departamentos de Engenharia do Sistema, de Manutenção e Apoio à Operação, de Automação, Proteção e Telemática, e de Operação.
Para o término das atividades e conexão da nova entrada de linha ao barramento principal de 69 kV (barra P) do empreendimento foram necessários ainda serviços com o uso de técnicas de linha viva, executados pela equipe do Setor de Manutenção de Capivari de Baixo. Já para a energização final do ativo será necessária a conclusão das atividades da linha de transmissão, de encargo da Coopercocal, prevista para o dia 1º de abril.