A Nordex registrou no ano de 2022 um prejuízo de 497,8 milhões de euros, um valor 116% maior que as perdas de 2021. O resultado ebtida ficou negativo em 244,3 milhões de euros ante o resultado de 52,7 milhões de euros positivos de 2021, levando a uma margem negativa de 4,3%.
As vendas consolidadas aumentaram 4,6% para € 5,7 bilhões ante 5,4 bilhões de 2021. Como resultado, explicou a empresa, as vendas atingiram o limite superior da faixa de previsão mais recente.
O caixa e equivalentes de caixa da Nordex somaram 633,5 milhões de euros no final de 2022, volume cerca de 150 milhões de euros menor do que no fechamento de 2021.
Em termos operacionais a empresa apontou que em 2022, as instalações foram menores do que no ano anterior devido a atrasos relacionados ao clima, incidente de segurança cibernética e gargalos de componentes.
Como resultado, foram instaladas 1.129 turbinas eólicas em 19 países contra 1.619 em 22 países um ano antes. A produção nominal total foi de 5,2 GW ante 6,7 GW de 2021. Já as vendas no segmento de Projetos aumentaram ligeiramente em 2,7%, para € 5,1 bilhões. O segmento de serviços aumentou suas vendas em 22,7%, para 574 milhões de euros, representando 10,1% das vendas consolidadas.
Até o final de 2022, o Grupo Nordex atendeu 10.599 turbinas eólicas com uma produção total de mais de 31 GW, a maioria delas em contratos de longo prazo, um volume 8,5% a mais do que em 2021.
A carteira de pedidos cresceu 7,2% para 3,3 bilhões de euros no segmento de Serviços e 5,8% para 6,5 bilhões de euros no segmento de Projetos.
A empresa fabricou um total de 1.502 turbinas, nível levemente superior às 1.480 unidades de 2021 e aumentou a produção nominal das turbinas produzidas em 11,6% para quase 7,5 GW contra 6,7 GW de um ano antes, devido à sua produção média aprimorada.
Para 2023 a empresa ainda espera vendas consolidadas de 5,6 a 6,1 bilhões de euros e uma margem EBITDA de menos 2% a mais de 3%.
O segundo semestre deverá ser mais forte. Os principais pré-requisitos para essa previsão são um macroambiente estável com custos previsíveis, uma cadeia de suprimentos confiável e preços racionais nos principais mercados do grupo.
Considerando as perspectivas positivas em seu principal mercado europeu, bem como nos EUA, a empresa afirma estar confiante de que continua no caminho certo para atingir sua meta estratégica de médio prazo de uma margem ebitda de 8%.