A BYD fechou um acordo com a Orion-E para a construção de mil usinas de 100 KWp no formato Full EPC, somando 100 MWp em um período de dois anos. A multinacional chinesa fará as implementações através de seus parceiros integradores credenciados em todo Brasil, enquanto a Orion arrendará as terras de pequenos produtores rurais para locação destas usinas ao clientes finais, entregando energia na modalidade de microgeração distribuída.
A parceria integra o projeto 3 Marias, classificado pela companhia de infraestrutura renovável como instrumento de inclusão social, com potencial de alcançar parte dos quase 4 milhões de produtores rurais inscritos no programa de agricultura familiar espalhados por todo o território brasileiro. Segundo a empresa, a parceria eleva a renda destas famílias em até 40%, com contratos por um período de até 30 anos.
Como impacto ambiental positivo do projeto é referido a mitigação e compensação das emissões de gases de efeito estufa proveniente dos quase 30 GW de usinas que utilizam combustíveis fósseis. O acordo também prevê que todas as usinas construídas, ao completarem sua vida útil, tenham os seus componentes reciclados por meio da empresa de reciclagem Beta-O, que pertence ao Grupo Orion-E.
A empresa também ressalta que criou recentemente o que chama de MegaWatt Validado, um selo que garante o padrão das operações do segmento em território nacional, trazendo mais segurança para todo o mercado e seus stakeholders. A assinatura da parceria aconteceu nesta segunda-feira, 3 de abril, entre a CFO da BYD Latam, Peipei Cao, e o COO da Orion-E, Marco Aurélio.