A Brasil TecPar começou a operar em outubro de 2022 a planta da usina solar de São Borja, no Rio Grande do Sul, onde foram investidos R$ 7 milhões na sua construção, que veio de uma iniciativa da Gaúcha TecPar, sua controladora. A geração de energia estimada por ano da usina é de aproximadamente 1 MWh. Ou seja, a usina solar de São Borja pode gerar energia para aproximadamente mil famílias por mês durante um ano. Ao todo estão dispostos 1.976 módulos no local. Buscando ampliar a planta de São Borja e empresa contratou agora empresa Epcor Solar para redesenhar o projeto e duplicar a planta em São Borja.
De acordo com a empresa, a Epcor Solar também realizará outro projeto para nova planta de usina solar para a Brasil TecPar no Mato Grosso (2MWh). Os mais de 500 mil clientes da Brasil TecPar, por meio das marcas Amigo Internet e Ávato Tecnologia, receberão serviços e soluções provenientes de energia limpa e renovável. A grande novidade desta nova usina é a utilização de trackers, equipamentos mecânicos para perseguir a melhor irradiação solar.
A Epcor Solar também está a frente de um projeto de usina de geração de energia híbrida (eólica e solar fotovoltaica), junto com a empresa JR Energias Renováveis SPE, visando a geração centralizada no município de Uruguaiana, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A capacidade de geração do “projeto Camoati” será de aproximadamente 550 MWh de produção de energia eólica e 140 MWh de energia solar ao qual foi instalada uma estação solar métrica, que já está fazendo as medições desde janeiro de 2023.