A Eletrobras informou que a sua subsidiária, a Eletronorte, assinou um acordo de sociedade de propósito específico (SPE) Transnorte Energia (TNE) com a Alupar. O acordo prevê o aumento progressivo da participação da Eletronorte na SPE nos próximos anos, observadas as anuências que se fizerem necessárias, com uma opção de compra do empreendimento após sua entrada em operação. A Eletrobras e a própria TNE figuraram no acordo como intervenientes-anuentes.

A Eletronorte e a Alupar são acionistas da TNE, cujos percentuais de participação são, respectivamente, de 49% e 51%. A TNE é uma concessionária do serviço público de transmissão de energia elétrica, constituída para implantar, operar e manter a linha de transmissão 500 kV, circuito duplo, Manaus/Boa Vista e instalações associadas, integrando o Estado de Roraima ao sistema interligado nacional (SIN).

Segundo a Eletrobras, a formalização do acordo de acionistas representa um consenso quanto aos termos que disciplinam e delimitam as diretrizes, os direitos e obrigações recíprocas dos sócios perante a TNE, bem como demonstra o compromisso das empresas em dar continuidade a esta obra estrutural e de relevância ao país, contribuindo com a expansão da transmissão nacional, redução de geração via combustíveis fósseis e com o aumento da segurança energética e do desenvolvimento econômico de Roraima, único Estado isolado do SIN.

Ainda de acordo companhia, a operação representa uma das iniciativas estratégicas vinculadas ao plano diretor de negócios e gestão (PDNG) de consolidar a liderança em G&T, por meio da expansão da transmissão com foco na criação de valor.