A proposta do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (Pequi) 2023–2028 vai entrar em consulta pública nesta quinta-feira, 6 de abril. O Pequi é responsável pela concretização do planejamento de médio e longo prazos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Aneel, com objetivos estratégicos, metas e indicadores de acompanhamento.
Os interessados em contribuir com a discussão poderão enviar contribuições até 22 de maio, além de participar da sessão presencial que será realizada em Brasília, em data a ser anunciada pela agência reguladora.
O Pequi deve seguir o direcionamento do PDI, no sentido de aumentar a produção de inovação nos programas das empresas de energia elétrica até o fim dos próximos cinco anos. A Aneel definiu como temas estratégicos para investimentos nesse período digitalização do setor elétrico; sistema de armazenamento de energia; cibersegurança; hidrogênio, eletrificação da economia; energias renováveis, meio ambiente e mudanças climáticas; novas tecnologias de suporte – inteligência artificial, realidade virtual e aumentada.
Os resultados do programa serão medidos de acordo com um conjunto de indicadores com metas mínimas a serem alcançadas.