A Orizon Valorização de Resíduos venceu a chamada pública para aquisição de biometano realizada pela Copergás, Companhia Pernambucana de Gás. O início do fornecimento está previsto para o último quadrimestre de 2024, com vigência até 2034 e quantidade contratual de 60 mil m³/dia.

A companhia destacou que a assinatura do contrato de compra e venda de biometano com a Copergás faz parte de sua estratégia em crescer na produção de energia e gás renovável em seus ecoparques. Conforme divulgado em novembro de 2022, a companhia criou a BioE, subsidiária integral responsável pela construção e operação das plantas de transformação do biogás gerados em seus ecoparques em energia e gás renovável.

A nova empresa nasceu com dois ativos operacionais e tem um pipeline de pelo menos 10 novas plantas e investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos, com expectativa de gerar um Ebitda adicional de R$ 550 milhões ao ano, quando as plantas alcançarem a maturidade. Esse é o primeiro suprimento de biometano na rede de distribuição de gás do estado de Pernambuco, combustível 100% renovável e alternativa energética para reduzir as emissões de CO2.