A Swift, empresa da JBS que atende no ramo de alimentos congelados, atingiu a marca de 100 lojas com painéis solares fotovoltaicos instalados nos telhados de suas unidades. O resultado, segundo a empresa, faz parte de sua estratégia para que, até 2025, 100% do consumo de eletricidade de seus estabelecimentos de rua sejam supridos por fontes renováveis e limpas de energia. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Âmbar Energia.

Ao todo, já foram instalados 4.801 painéis solares sobre os telhados das lojas da Swift, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados. Juntos, os sistemas fotovoltaicos somam uma capacidade instalada de 2,3 Megawatt-pico (MWp), suficiente para fornecer energia elétrica para 250 famílias. Em 2022, os telhados solares produziram 1,019 milhão de kWh, evitando a emissão de 643,251 toneladas de gás carbônico (CO2).

De acordo com a companhia, ao priorizar a solução solar em suas operações, a Swift reduz as emissões de carbono do chamado “escopo 2”, relacionadas ao consumo de energia elétrica, e reforça o seu alinhamento com o compromisso da JBS de se tornar Net Zero até 2040, que visa zerar o balanço líquido de todas as emissões de gases de efeito estufa da Companhia.