O Fórum das Associações do Setor Elétrico divulgou manifestação de apoio à recondução de Roseane Santos para mais um mandato de quatro anos no Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O primeiro mandato da conselheira termina agora em abril, e 20 das 28 entidades integrantes do Fase recomendaram a suas associadas que votem a favor da manutenção da executiva no cargo, na Assembleia Geral Ordinária que vai eleger no dia 19 de abril o novo presidente do conselho da CCEE.
Roseane Santos foi indicada pelos agentes de mercado para integrar a cúpula da Câmara de Comercialização. Já Rui Altieri, que está na cota do Ministério de Minas e Energia, conclui agora o segundo mandato e não tem mais direito à recondução como presidente do conselho.
Em carta divulgada nesta quinta-feira, 6 de abril, o Fase explica que o apoio à permanência de Rose Santos “decorre do bom trabalho desenvolvido pela conselheira ao longo de seu atual mandato, que sempre foi pautado no diálogo aberto com os agentes em prol do desenvolvimento do mercado de comercialização de energia.”
O documento destaca entre as principais iniciativas lideradas pela conselheira o esforço para o fortalecimento da segurança do mercado de energia elétrica. Aspectos que envolvem a questão ainda estão em discussão na Agência Nacional de Energia Elétrica, e o tema é estratégico na agenda da CCEE, “com desdobramentos importantes nos próximos anos,” reforçam as associações.
O Fórum reúne entidades dos segmentos de geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia elétrica, além de representantes das cadeias produtivas de equipamentos elétricos e eletrônicos.