A Moody’s rebaixou o rating corporativo da Light e os ratings de emissor e seniores sem garantia lastreados das subsidiárias operacionais Light SESA e Light Energia para Caa3 de B3. A perspectiva de todos os ratings foi alterada para negativa.
Segundo a Moody’s, a ação conclui a revisão para rebaixamento iniciada em 3 de fevereiro de 2023 e a perspectiva negativa dos ratings da companhia reflete as incertezas quanto às perdas esperadas para os credores, que podem se deteriorar dependendo da estratégia financeira adotada pela Light.
Ainda de acordo com a agência de risco, o rebaixamento dos ratings da Light para Caa3 segue o anúncio da administração de que pretende buscar negociações com os credores para chegar a um acordo sobre um período de status quo para suas próximas obrigações de dívida com o objetivo de reter caixa para as necessidades operacionais da empresa, tornando a manutenção da qualidade da concessão e serviços de alta prioridade. O anúncio foi feito juntamente com a divulgação dos resultados do ano fiscal de 2022, mostrando uma deterioração ainda maior na posição de liquidez da empresa em meio a altas taxas de juros e condições desafiadoras de refinanciamento. O rating Caa3 implica alta probabilidade de inadimplência com uma taxa média de recuperação para os devedores entre 65% e 80%.