O grupo EDP vai investir mais de R$ 11 milhões para apoiar projetos sociais e inovadores que promovam a transição energética justa no Brasil, Portugal e Espanha. O apoio acontece por meio do programa EDP Energia Solidária.
No Brasil, a partir de 2 de maio, poderão ser inscritas iniciativas nas áreas de Acesso à Energia e Eficiência Energética (com foco em energia limpa em comunidades vulneráveis). O objetivo do programa, realizado pelo Instituto EDP, é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas áreas onde a EDP atua, por meio do apoio à inovação social para uma transição energética justa e projetos sustentáveis que tragam melhorias para o meio ambiente, reduzindo as desigualdades e avançando na construção de uma sociedade mais igualitária e socialmente responsável. A relevância social, o carácter inovador e a sustentabilidade a longo e médio prazo são alguns dos critérios pelos quais os projetos serão avaliados, apontou a empresa.
A EDP destacou que no Brasil, entre recursos diretos e incentivados, o Instituto EDP direcionou R$ 16,8 milhões em 2022 para iniciativas que beneficiaram diretamente cerca de 156 mil pessoas nas áreas de cultura, esporte, infância e adolescência, e terceira idade. Agora, com o lançamento do EDP Energia Solidária, que faz parte de um dos eixos de intervenção do plano global de impacto social do grupo, a empresa reforça o seu compromisso com a sociedade.