A Cemig e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) licenciaram, no último mês de março, o sistema Tríxel LT, iniciativa proposta pela startup mineira Trixel Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Aneel e do Edital 11/2011 Fapemig/Cemig.
De acordo com a empresa, o sistema é composto de câmeras de alta resolução para instalação em helicópteros e permite a realização de inspeções aéreas de Linhas de Transmissão (LT’s) por captura de imagens, gerando um ambiente de realidade virtual de onde é possível extrair dados como perfis, distâncias e obstáculos.
Utilizando tecnologia de reconstrução tridimensional, o Tríxel LT permite que o levantamento de campo seja realizado sem que inspetores estejam a bordo da aeronave. Em uma segunda etapa, um modelo tridimensional de precisão topográfica é carregado em um ambiente de realidade virtual que possibilita que os profissionais realizem a inspeção em escritório.
Segundo a distribuidora, trata-se de produto voltado para concessionárias que gerenciam ativos de transmissão e distribuição de energia elétrica, que visa atender às necessidades dos procedimentos de inspeções aéreas de LT’s aliando tecnologia, produtividade, redução de custos e qualidade de resultados. O objetivo é otimizar o processo de inspeções aéreas, por meio de ferramentas de análise que permitam melhorias ao planejamento e à programação de manutenção em LT’s.