O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri Silva, afirmou nesta quarta-feira, 12 de abril, que a questão da volatilidade de preços é um dos pontos que ele gostaria de ter avançado mais do que foi feito até agora. Esse foi o ponto principal que ele apontou entre os temas que não foram solucionados durante sua gestão à frente da entidade.

Ele está terminando seu segundo mandato no próximo dia 30 de abril e passará por um período de quarentena, no qual diz que avaliará os próximos passos de sua vida profissional. A primeira edição do CE Entrevista de 2023 foi realizada ao vivo diretamente da sala do Conselho da CCEE, local onde foram tomadas importantes decisões nesses últimos 8 anos.

Altieri relatou ao longo de uma hora de entrevista os diversos pontos como a adoção do PLD Horário, a questão da proposta de monitoramento de mercado, a criação e posterior aprimoramento da figura do comercializador varejista que deverá atender à demanda a partir de janeiro de 2024 com a abertura de toda a alta tensão ao mercado livre.

Mas nenhuma dessas questões foi a que mais causou tensão ao longo desses dois mandatos como a judicialização do GSF.

“O que mais trouxe tensão foi sem dúvida a questão do GSF. Quando eu cheguei na CCEE começou o problema das liminares que chegaram a acumular R$ 10 bilhões represados no mercado que poderia ser paralisado. Estivemos próximos disso acontecer, mas conseguimos, depois de medida administrativa junto ao MME resolver essa questão, apesar de ainda termos cerca de R$ 1 bilhão em aberto que vem de CGHs e de PCHs que não foram abarcadas pela solução, bem como uma empresa que está em recuperação judicial”, relatou ele ao longo da entrevista.

A íntegra do CanalEnergia Entrevista está disponível em nosso canal do You Tube, TV CanalEnergia. Aproveite e se não é nosso seguidor, cadastre-se e ative as notificações para ficar informado de todas as nossas atualizações. Lá você encontra também as edições de todo o conteúdo multimídia produzido pela equipe do Portal CanalEnergia.