A Thymos Energia realizou um aporte na Nottus, uma empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica, que chega ao mercado para ampliar oportunidades de negócios com base na compreensão dos impactos do clima. Sem revelar o valor do aporte, a expectativa da nova companhia é ultrapassar a fatia de 30% do market share em três anos, com atuação em energia, alimentos e bebidas, varejo em geral, seguros e agronegócios.

Segundo o sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, o momento é favorável para impulsionar negócios dando suporte às empresas que necessitam da interpretação de dados meteorológicos para nortear planos estratégicos no curto, médio ou longo prazos. Ainda de acordo com o executivo, a capacidade de compreender os fenômenos meteorológicos sempre foi um elemento-chave para a economia, mas a conjuntura atual acentuou essa relação. As mudanças climáticas têm aprofundado os impactos de fenômenos atmosféricos na sociedade, intensificado ondas de calor ou de frio e influenciado regimes de chuvas; informação direcionada é, hoje, um grande diferencial.

No Brasil, o mercado de consultoria meteorológica ainda é restrito, mas a Nottus avalia que há grande potencial de crescimento, seguindo a tendência mundial. Grupos de pesquisa de mercado internacionais, como AMR e Acumen, calculam que serviços de previsão do tempo movimentaram cerca de US$ 2 bilhões no último ano e devem ultrapassar US$ 4 bilhões até 2030, registrando uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 10%. No Brasil, esse mercado é estimado em R$ 40 milhões e deve ultrapassar R$ 100 milhões até o final desta década. Os setores que têm puxado esse crescimento são transporte e aviação, energias renováveis, seguros, agricultura e reflorestamento

A empresa tem investido em tecnologia de ponta, com estudo de dados e machine learning, e no olhar experiente e acurado de seus especialistas. De acordo com Nascimento, com análises meteorológicas direcionadas, uma empresa pode planejar sua atuação e identificar gatilhos que influenciam a tomada de decisão de consumidores em relação a seus produtos, além de gerir de forma mais eficiente seus insumos como água e energia. Além de aplicações práticas, a questão climática está no centro das estratégias ESG do mundo corporativo e o conhecimento especializado sobre o clima contribui para a tomada de decisões.

A Nottus conta com a experiência de Alexandre Nascimento, que já atuou em grandes empresas de meteorologia e do setor elétrico. Complementam a equipe Desirée Brandt – meteorologista com trajetória reconhecida e atendimento a grandes veículos de imprensa, como Rede Bandeirantes, Jovem Pan, TV Cultura, TV Terra Viva e Canal Rural – e Guilherme Martins, meteorologista especializado em inovação e tecnologia, com passagens por renomados institutos de pesquisa, entre eles o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).