A Schneider Electric Brasil está localizada em um novo escritório no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo. O objetivo da mudança foi criar um espaço que reflita valores como sustentabilidade, inovação, colaboração, automação e as práticas ESG para receber funcionários, parceiros e clientes de todo o mundo. Assim foi inaugurada a Green Tower com soluções arquitetônicas desenhadas pelo escritório Tetris e tecnologias da própria multinacional.

Para garantir um alto nível de eficiência energética, foram utilizados softwares de gerenciamento predial com inteligência artificial em análises de automação de iluminação, persianas e ar-condicionado, utilizando sensores de pessoas e qualidade do ambiente, além do aproveitamento da iluminação natural de maneira generosa para ter conforto acústico e térmico.

O espaço conta com o EcoStruxure Security Expert, controle de acesso integrado ao sistema de reservas das mesas por colaboradores, e o EcoStruxure Power Monitor Expert, premiado software de medição do consumo de energia, fornecendo dados acessíveis para análises sobre eficiência energética e saúde do sistema elétrico. O ESMI Ultima Fire Detection, sistema de detecção e alarme de incêndio, completa as soluções presentes no escritório.

Inovação, cultura e colaboração

A companhia também criou um hub de inovação com um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada, com o recurso Resource Advisor, contendo indicadores com cálculos do consumo de energia. No mesmo ambiente será possível visualizar as outras sedes e fábricas da corporação ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras de Cajamar (SP) e Blumenau (SC). Além disso, a interação com o e-commerce da Schneider é outra novidade adicionada ao espaço de inovação.

O escritório está no 31º andar da torre, o mais alto, o que proporciona uma visão privilegiada da região, além de permitir uma integração mais orgânica e fluida, tanto na circulação quanto na distribuição das estações de trabalho. A cultura de trabalho da empresa incentiva a colaboração e flexibilidade, com as mesas estando dispostas de forma a gerar encontros e possibilidades em conjunto com os ambientes colaborativos.

A multinacional ressalta ainda que segue as diretrizes globais de trabalho híbrido, com a ideia de que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também. Para concepção do espaço, foi realizada uma pesquisa interna c0m mais de 130 sugestões de colaboradores de todo o Brasil, para depois avançar com o processo de escolha e votação, chegando aos cinco finalistas: GO Schneider (Green Office Schneider), MaisON, FutureSE, Passuaré e a Green Tower.