A MTR Solar fechou um contrato com a divisão de Eletrificação da ABB para receber componentes elétricos com capacidade para montagem de 400 MW em painéis de distribuição. O negócio integra a estratégia de intensificação de compras para a programação com fornecedores internos e externos da companhia, que prevê impulsionar 1,5 GW em equipamentos solares para o mercado de geração distribuída nesse ano.
A distribuidora de equipamentos tem como foco atender todas as especificações do projeto da usina: módulos, inversores, estrutura fixa, Tracker, Skid de média tensão e cabos de energia. Em 2023 prevê mais de R$ 50 milhões em desenvolvimento de produtos e soluções para projetos de grandes usinas, buscando crescimentos na América Latina a partir da abertura de escritórios no Chile e Colômbia em 2023, já contando com um no México.
“Estamos preparados e temos vários diferenciais competitivos e equipamentos disruptivos em nosso portfólio, como nosso Eletrocentro conhecido no mercado como Skids, com montagem em tempo recorde em nossa fábrica com prazo de 90 dias variando a sua potência de 1000 até 5000 KVA de acordo com a necessidade do cliente”, destaca o CEO da MTR Solar, Thiago Rios, que projeta faturamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para o biênio 2022/23.
MTR quer fechar 1,5 GW em pedidos no ano, atendendo a 90% das necessidades de uma usina solar (MTR)
Em 2022 a companhia investiu em duas Joint Ventures, dedicando toda a produção das fábricas para os projetos da empresa e fabricação de estrutura fixa, Tracker e Skid de média tensão, além das duas unidades em Juiz de Fora (MG). A MTR Volts é a divisão responsável por fornecer equipamentos para a parte elétrica da usina solar, criada a partir de uma joint venture com a ITCE, fabricante de Skids e painéis elétricos com ampla atuação no mercado fotovoltaico.
Na avaliação do CEO, o grande diferencial da MTR é ser a única distribuidora de equipamentos para minigeração que trabalha com o conceito “one stop shop”, o que facilita o cliente para adquirir todos os equipamentos que precisa com um único fornecedor, sem precisar alinhar várias datas de entregas com diferentes fornecedores. Também conta com a CTBotelho, empresa logística que garante que todos os equipamentos cheguem ao local de forma integrada.
A empresa visa implementar uma “strategic sourcing”, realizando o planejamento de compras baseado não somente no preço, mas aplicando variáveis que permitem uma maior lucratividade no longo prazo, diminuindo o custo nivelado da eletricidade. Com isso, promove uma integração da engenharia do projeto e do fabricante, para que o cliente tenha mais dados na sua decisão de qual equipamentos poderá utilizar. O foco é oferecer 90% dos equipamentos necessários para a construção de usinas fotovoltaicas.