O Operador Nacional do Sistema Elétrico vai avaliar a causa do desligamento geral do sistema de Roraima que ocorreu no último sábado, 15 de abril. O desligamento ocorreu às 17h19min e interrompeu 190 MW de carga no estado e teria atingido a capital Boa Vista e alguns municípios do interior. Segundo o ONS, a partir das 17h55min a recomposição do sistema foi iniciada, mas problemas técnicos no processo impediram o efetivo retorno ao atendimento das carga.
A ação foi liderada pelo ministério de Minas e Energia e envolveu as equipes do MME, do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica e das empresas geradoras que atuam no sistema da distribuidora Roraima Energia.
De acordo com o ministério de Minas e Energia, a recomposição do sistema foi iniciada por meio da UTE Jaguatirica II. Às 20h25min o ONS em parceria com todos os agentes envolvidos iniciaram novo processo efetivo de recomposição e, a partir daí, as cargas foram sendo normalizadas. Às 22h13min foram restabelecidos 50 MW de cargas, às 23h15min mais 140 MW e às 23h43min foi restabelecido 95% das cargas, com exceção de cerca de 8 MW devido à falha em alimentadores no sistema de distribuição. Às 00h10 do domingo, 16, a situação foi normalizada em todo o estado.