Visando integrar seus sistemas de informação e impulsionar a digitalização de seis de suas distribuidoras, a Equatorial Energia anunciou uma parceria com a Schneider Electric para impactar no atendimento a mais de 10 milhões de consumidores em Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. A principal solução implementada é o Advanced Distribution Management System (ADMS), plataforma de gestão energética que irá integrar diversas funcionalidades que atualmente operam isoladamente.
O ADMS inclui ainda as soluções DMS para análise e otimização do sistema de distribuição, além do EMS, para avaliação e otimização do sistema de subtransmissão. Ao automatizar as ações realizadas anteriormente pelo operador, as tecnologias tornam o trabalho dos profissionais menos mecânico e mais analítico e ágil, permitindo mais dedicação à estratégia de gestão. Dessa forma, traz diversos benefícios, incluindo o restabelecimento de energia ao cliente de forma mais eficiente e a otimização dos ativos elétricos da distribuidora.
“Com a adoção da ferramenta vamos focar em inovação, automação, digitalização, no uso de algoritmos e de Inteligência Artificial, conclui i diretor corporativo de clientes e serviços da companhia, Mauricio Veloso.
A Equatorial está presente em 24% do território nacional, sendo responsável por 7% de todo o volume de eletricidade e 12% dos consumidores do país. Só no Maranhão são mais de 1.300 colaboradores próprios e cerca de 6 mil fornecedores de serviços e produtos. No Pará constam 144 municípios, 1.200 colaboradores próprios e mais de 8 mil fornecedores de serviços e produtos.