A Copel GT lançou um novo produto criado a partir do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento na área de geração e transmissão de energia, regulamentado pela Aneel. Batizado de MEDCAP, o equipamento tem o potencial de reduzir em até 70% o tempo de inspeção de bancos de capacitores em subestações e, ainda, aumentar a precisão e a segurança da atividade.
De acordo com a empresa, o MEDCAP é um equipamento compacto, com o preço de duas a quatro vezes menor, fabricação com tecnologia 100% nacional e com a marca Copel. Com a nova solução, é possível fazer a medição individual de cada elemento capacitor sem a necessidade de desconectá-lo e desmontá-lo do banco
A energia elétrica gerada em usinas é transportada por linhas de transmissão em alta tensão até as subestações, onde ficam os transformadores que baixam a tensão para distribuição aos consumidores finais, como residências, comércios, indústrias, entre outros. Para melhorar a eficiência dessa operação e reduzir perdas elétricas, as subestações contam com bancos, ou conjuntos de capacitores.
Assim como os demais componentes de uma subestação, os bancos de capacitores precisam passar por inspeções periódicas. A falha de bancos de capacitores tem consequências graves para as concessionárias, remuneradas pela disponibilidade dos equipamentos para o sistema elétrico nacional. Em um caso extremo, a multa por indisponibilidade em período superior a 30 dias pode chegar a 25% da receita anual que a empresa teria com a operação do equipamento.
O MEDCAP, segundo a Copel, também gera dados precisos e permite análises de desempenho mais complexas, como a varredura em frequência, que é o grande diferencial do equipamento, na comparação com os concorrentes. O aparelho também conta com autocalibração, boa imunidade à interferência eletromagnética e comunicação via bluetooth com os dispositivos eletrônicos (celular, tablet e notebook) usados pela equipe para configurar e baixar os dados medidos.