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A operação brasileira da Helexia, empresa francesa que é controlada pela Voltalia, desenvolveu uma plataforma que tem atraído a atenção do grupo. Chamado de Helexia Hub, utiliza inteligência artificial e é capaz de medir dados de consumo de itens de utilidades. A ferramenta permite realizar análises preditivas e fornece informações sobre possíveis desperdícios, sendo um primeiro passo para o negócio principal da companhia, que proporcionar serviços de eficiência energética.

O foco da Helexia nesse momento é atuar junto a redes varejistas com diversas lojas e indústrias. Tanto que, recentemente, fechou contrato de quatro anos com três lojas da Obramax, empresa do mercado de construção civil com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. A promessa é de em breve anunciar novo cliente no outro segmento foco para a plataforma.

Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil, comentou que de acordo com a experiência internacional que a empresa possui, ações de eficiência energética podem ajudar a reduzir os gastos de empresas em 30% com energia. Mas para chegar a esse ponto é necessário que haja o diagnóstico onde seja possível entender onde estão as oportunidades de atuação. É aí que a plataforma atua, indicando em pontos diferentes onde e como está o consumo de energia.

Experiência da Helexia indica economia de até 30%. Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil Foto: Divulgação-Helexia Brasil

“Vimos no mercado a necessidade de monitorar o consumo e outras utilidades. O ponto de partida para reduzir o consumo de energia é medir o consumo”, explicou o executivo. “Com a plataforma transformamos energia em dado, temos o acesso a consumo do cliente e esse é o primeiro passo para explicar todos os pontos de oportunidade que existem sem entrar em um plano de eficiência ou troca de materiais, até porque podemos identificar problemas antes de realizar qualquer substituição ou colocar em prática um plano de eficiência energética no cliente”, acrescentou.

O especialista em Automatismos & Energy Management da empresa, Filipe Osanai, destacou que a medição é feita pela equipe própria. Até porque o perfil de clientes que estão no foco da plataforma geralmente não inclui pessoal específico para determinado segmento como energia elétrica. Em geral o contato ocorre com departamento de compras onde a especificidade de um item como a energia elétrica exige especialista atuando para que o diagnóstico seja efetuado de forma assertiva.

“Se o cliente não tem o dado ele não consegue atuar de forma correta. Essa é a porta de entrada para identificarmos falhas e gargalos de consumo e aí verificar se é necessário atuar e colocar equipamentos mais eficientes ou não, ou se os atuais desse cliente estão dentro da normalidade”, disse Osanai.

O Helexia Hub é a porta de entrada para iniciarmos o diagnóstico de consumo de um cliente. Filipe Osanai, da Helexia. Foto: Divulgação-Helexia Brasil

Maudonnet explicou que a plataforma foi desenvolvida pela equipe aqui no Brasil, funciona em nuvem e as operações da Helexia em outros países estão interessadas em utilizar a solução. A ferramenta, contou ele, foi reconhecida pela sua eficiência e baixo custo para medir não apenas a energia mas outras utilidades em um mesmo ambiente, fato que não ocorre com outras ferramentas, dedicadas a um determinado segmento.

O conceito, diz a Helexia, é atuar como Energy As A Service. As medições são feitas por meio de sensores instalados em determinados equipamentos no cliente e pode ser uma forma de a empresa apresentar-se ao cliente e assim a empresa vê a possibilidade de oferecer ao cliente outros produtos de seu portfolio, que vai desde ações de eficiência energética até o fornecimento de energia.