O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), deu um importante passo em suas práticas sustentáveis em linha com o planejamento estratégico para o ciclo 2022-2026. A instituição contará com 100% da energia consumida vinda de fontes renováveis. A Aneel e a CEEE Equatorial (RS) aprovaram a instalação de planta fotovoltaica sobre um dos estacionamentos do complexo de saúde.
O investimento de R$ 1 milhão possibilitará que a energia nas salas e consultórios no prédio do DOC Melnick Even e de anexos administrativos do complexo, também localizados no bairro Moinhos de Vento, seja oriunda das placas solares. A instituição estima que o investimento voltará em cerca de 72 meses. Depois disso, a economia deve ser, em média, de R$ 13 mil por mês, valor que será aplicado em investimentos na própria unidade.
Nesses espaços, o hospital destacou que mantém setores voltados à tecnologia da informação, jurídico, administrativo, além de serviço de neurologia, telemedicina e o escritório de projetos do Proadi-SUS. As obras devem começar nos próximos dias, com finalização prevista em quatro meses.
A instituição tem obtido uma série de avanços em ESG, com destaque para o cuidado com o meio ambiente. Em 2021, o Moinhos recebeu a certificação I-REC ao se tornar o primeiro do setor na região Sul a ter 100% da operação hospitalar em sua sede alimentada por energia renovável, no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.