Um mapeamento feito Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou que a energia solar ultrapassou a marca de 20 GW de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos no Brasil.
A Absolar destacou que conforme reunião realizada esta semana entre lideranças da entidade e o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o uso da tecnologia fotovoltaica deve ser ampliado para o suprimento elétrico de áreas isoladas na região amazônica e para a população de baixa renda no País.
De acordo com a Absolar, o país possui atualmente mais de 1,8 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para cerca de 2,4 milhões de unidades consumidoras. Pelo mapeamento, a tecnologia solar fotovoltaica já está presente em 5.526 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.